quarta-feira, 1 de abril de 2009

"Kronos", Cristina Branco de volta.

"Kronos" é o novo disco de Cristina Branco. Com uma carreira de sucesso internacional, Cristina Branco escolheu o TEMPO como tema unificador das canções inéditas que compõem o seu disco, compostas por uma dezena de criadores, entre os quais José Mário Branco, Sérgio Godinho, Amélia Muge, Rui Veloso, Vitorino, Janita Salomé, Maestro Victorino d'Almeida, Mário Laginha, Carlos Bica, João Paulo Esteves da Silva e Ricardo Dias. 


O tema "Bomba Relógio" de Sérgio Godinho é o single de apresentação do disco, disco esse em que Cristina Branco canta em dueto "Margarida" com uma das grandes figuras da música nacional, Jorge Palma. 


A ideia do álbum, o décimo na carreira de Cristina Branco, surgiu ainda antes da cantora gravar "Abril" (2007), dedicado a José Afonso. 


"Sabia que queria fazer um disco sobre o tempo e com o maior número possível de autores", explica Cristina Branco.


A fadista pediu-lhes que compusessem fados, mas o resultado é mais heterogéneo, revela a identidade musical dos compositores e não se encaixa linearmente no fado. 


"Eu pedi-lhes fado, mas a grande maioria não compôs fado. Quando escutavam a minha música e pensavam em mim, não me viam como alguém que cantasse fado e no início baralhou-me um bocado"


"Kronos" revela, por exemplo, "Bomba relógio", com uma métrica e melodia que é um bilhete de identidade de Sérgio Godinho, ou "Eléctrico amarelo", parceria entre Carlos Tê e Rui Veloso, e "Bichinhos distraídos", de José Mário Branco. 

Júlio Pomar e Manuel Alegre escreveram dois fados para "Kronos", musicados por Ricardo Dias e António Victorino d' Almeida, respectivamente. 

A estes, Cristina Branco juntou "Tango", poema de Vasco Graça Moura que esteve vários anos guardado na gaveta e que foi musicado pelo pianista Mário Laginha. 

Cristina Branco é o fio que une todas as composições, que fazem referências ao tempo, mas não necessariamente ao seu. 


"Tenho a minha própria ideia sobre o tempo, espero que passe docemente por mim e quando chegar a minha hora que seja fulminante. Eu acho que vou ser cantora ad eternum. Mesmo quando deixar de cantar, nunca vou deixar de ser cantora. Esse é o meu tempo, á a minha conclusão". 


"Kronos" é também o começo de uma nova etapa na carreira de Cristina Branco, que tenciona a partir de agora espaçar as edições discográficas, depois de doze anos a lançar praticamente um álbum por ano, como "Murmúrios", "Corpo iluminado", "Ulisses" e "Abril". 

A partir de Abril, a fadista estará em digressão com o novo álbum com espectáculos já marcados na Holanda, em França, Itália, Espanha e, pela primeira vez, em Guadalupe. 

Em Portugal, estão marcados concertos a 17 de Abril no auditório de Espinho, a 18 de Abril no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e a 24 no Teatro Micaelense, nos Açores. 


A acompanhá-la estarão Ricardo Dias (piano), Alexandre Silva (viola), Fernando Maia (baixo) e Bernardo Couto ou José Manuel Neto (guitarra portuguesa).

1 Comment:

Anónimo said...

Cristina tem já, um historial razoável.
Possuidora de uma voz "limpa", de presença, de bom gosto.

Este novo disco vai, tenho a certeza, merecer a atenção de quem gosta de música.