sábado, 25 de abril de 2009

Censura regressa à Casa dos Budas Ditosos


Novamente o Grupo Auchan, detentor das marcas Jumbo e Pão de Açucar, considerou a obra de João Ubaldo Ribeiro Ribeiro pornográfica e retirou-se das prateleiras das lojas da cadeia. Aos censores do Auchan não passou pela cabeça que os portugueses só lêem aquilo que querem e não precisam de polícias de costumes para os defender das "influências perniciosas" da literatura de João Ubaldo Ribeiro.
O livro é a narrativa na primeira pessoa de uma mulher de terceira idade que conta de forma entusiástica as suas paixões e aventuras amorosas ao longo duma vida inteira de prazeres sem limites morais, duma linguagem nua e crua. Os bois chamados pelos nomes.

João Ubalbo Ribeiro, escritor e jornalista brasileiro nascido em 1941 na Bahia, com uma forte ligação a Portugal, foi o vencedor do Prémio Camões em 2008, é também autor do romance "Viva o Povo Brasileiro", que conta a história do Brasil desde a sua fundação. Também este romance está agora nas mãos dos censores do Auchan, em apreciação, não vá tratar-se de mais alguma obra atentatória dos nossos bons costumes privados...

Para já parece ter passado no teste a última obra do autor, o romance "Miséria e Grandeza do Amor de Benedita" que se encontra à venda nas prateleiras da cadeias Jumbo e Pão de Açucar. 

A Feira do Livro, que abre em Lisboa no próximo dia 30, é este ano dedicada ao Brasil. Estranha forma encontrou o Grupo Auchan de celebrar a amizade com o país irmão.

2 Comments:

Anónimo said...

Uma boa oportunidade para relançar o tema do "lápis azul"...

Anónimo said...

Parece-me mais uma guerrinha fomentada pela dita editora do tão famoso livro do que um caso de censura...
Acho sim grave a dita editora, com o compadrio dos intelectuais intocáveis da nossa praça, querer denegrir a imagem de uma empresa pelo simples facto de esta ter decidido não comercializar o livro.
É na minha opinião lamentável este assunto ser capa do semanário expresso.
Estamos a falar de uma empresa com uma certificação em responsabilidade social, a única em Portugal e a 2º no mundo na area da distribuição...não seria este um tema bastante mais interessante para a dita jornalista abordar???
Sob a capa da liberdade escondem-se por vezes interesses capazes de envergonhar o próprio Salazar.

José