domingo, 4 de maio de 2008

Sondagem Expresso: Manuela Ferreira Leite, volta a ser a preferida.

Na sondagem realizada pela Eurosondagem para o jornal Expresso, sobre os candidatos à liderança do PSD, Manuela Ferreira Leite volta a ser a preferida pelos inquiridos. Na sondagem, para além dos candidatos já declarados foi ainda considerado o nome de Alberto João Jardim.

Perguntados qual dos candidatos está em melhores condições para liderar o PSD, os inquiridos colocaram Manuel Ferreira Leite no topo das preferências, com 28,90%, seguida de Pedro Santana Lopes com 25,20%, Pedro Passos Coelho com 15,50%, Alberto João Jardim com 9,80%, Neto da Silva com 3,20% e, em ultimo lugar, Patinha Antão com 3,10%.

Já no duelo directo com José Sócrates, se as eleições legislativas fossem hoje, nenhum dos candidatos à liderança do PSD parece conseguir vencer o candidato socialista. Contudo, na sondagem não foram considerados os outros partidos concorrentes, pelo que o cenário de bipolarização considerado é naturalmente virtual e beneficia o PS que, por força do “voto útil”, receberia os votos duma boa parte do PCP e do BE.

Ainda assim seria Manuela Ferreira Leite que alcançaria o melhor resultado entre os potenciais candidatos do PSD, com 38,10% contra 44,60% de Sócrates. Neste cenário, o PS baixaria ligeiramente em relação a 2005 (45,03%) e o PSD recuperaria 9,33% (28,77%).

Com Santana Lopes o resultado do PSD seria de 35,80%, contra 42,8% do PS e com Pedro Passos Coelho o PSD não passaria dos 30%, mesmo com Sócrates a descer para 41,90%. Mas o pior resultado para o PSD seria com Alberto João Jardim na liderança, que se ficaria por 27,10% (abaixo de 2005) contra 48,40% de José Sócrates, único cenário em que subiria acima da votação de 2005.

O EFEITO DO VOTO ÚTIL NO PS
Ao considerar apenas o confronto entre o PSD e o PS a sondagem criou um cenário bem diferente do que na realidade serão as eleições legislativas de 2009. Na verdade, ao excluir os restantes partidos, quer da direita quer da esquerda, a sondagem cria um cenário virtualmente mais favorável ao PS, já que numa possível bipolização entre os dois principais partidos só se verificará com o efeito do “voto útil” à direita e à esquerda.

Ora, na outra sondagem da Eurosondagem publicada pelo Expresso, a esquerda (PS+PCP+BE) soma 62% das intenções de voto, enquanto a direita (PSD+CDS) fica-se pelos 33,20%. Quer isto dizer que numa sondagem bipolarizada entre o PSD e o PS, José Sócrates parte em vantagem por receber os votos dos partidos à sua esquerda (18,8%) enquanto o candidato do PSD só poderia contra com o “voto útil” de CDS (6,30%).

Mas, se assim é, esta sondagem é mais um elemento de esperança para a nova liderança do PSD, em particular de a escolha for Manuela Ferreira Leite, porque revela que mesmo no cenário da bipolarização o PS não consegue alargar a sua influência à sua esquerda e tenderá a perder parte do eleitorado do centro, se o PSD souber recuperar a sua capacidade reformista social-democrata.

APRESENTAÇÃO DA CANDIDATURA DE MANUELA FERREIRA LEITE

0 Comments: