domingo, 25 de maio de 2008

Eleitorado laranja com Manuela F. Leite

A TVI divulgou a última sondagem feita pela Intercampus sobre as eleições no PSD, na passada 6ª feira e, mais uma vez, Manuela Ferreira Leite aparece da frente das preferências do eleitorado social-democrata.

Segundo a sondagem, Manuela Ferreira Leite é a preferida para Presidente do PSD por 43,3% dos inquiridos, a larga distância de Pedro Santana Lopes, em segundo lugar com 20,2%, deixando Pedro Passos Coelho na terceira posição com 19,2%, ou seja tecnicamente empatados. Em último lugar fica o deputado Patinha Antão, com menos de 1% das preferências.

A sondagem da Intercampus procurou ainda saber qual o perfil de cada candidato, na avaliação do eleitorado nacional, definindo quatro variáveis:

1. Credibilidade
A maioria dos inquiridos considera Manuela Ferreira Leite com bastante credibilidade. Quanto a Pedro Santana Lopes e Pedro Passos Coelho a maioria dos inquiridos considerou-os com pouca credibilidade.

2. Conhecimento dos problemas do país
A maioria dos inquiridos considera Manuel Ferreira Leite e Pedro Santana Lopes com bastante conhecimento dos problemas do país, considerando Pedro Passos Coelho pouco conhecedor.

3. Capacidade para ser bom 1º Ministro
A maioria dos inquiridos considera Manuela Ferreira Leite com bastante capacidade para ser bom 1º Ministro. A maioria considera Pedro Santana Lopes e Pedro Passos Coelho com pouca capacidade para ser bom 1º Ministro.

4. Simpatia
A maioria dos inquiridos considera Pedro Santana Lopes e Pedro Passos Coelho com bastante simpatia. Já Manuela Ferreira Leite é considerada pouco simpática, pela maioria dos inquiridos.

A sondagem completa e a ficha técnica podem ser consultadas no site da TVI.

0 Comments: