domingo, 18 de maio de 2008

Nova sondagem: Manuela Ferreira Leite arrasa a concorrência!

O jornal "Correio da Manhã" publicou ontem uma nova sondagem que revela a clara preferência do eleitorado social-democrata por Manuela Ferreira Leite, para a liderança do PSD e para enfrentar José Sócrates, nas legislativas de 2009. Depois das sondagens da TVI e do Expresso, esta é a terceira sondagem realizada sobre as eleições para a liderança do PSD e, confirmando as tendências das anteriores, é aquela que maior vantagem dá a Manuela Ferreira Leite.

Com a devida vénia ao "Correio da Manhã", aqui fica a sondagem.

"Manuela Ferreira Leite é a melhor candidata para a liderança do PSD e a mais bem colocada para tentar derrotar José Sócrates nas legislativas de 2009. Esta é a conclusão de uma sondagem CM/Aximage realizada entre 7 e 9 deste mês." 

"Segundo a sondagem, a maioria dos portugueses (total da amostra) também acredita que Ferreira Leite é quem tem mais hipóteses de vencer as legislativas entre os cinco candidatos.

Quanto ao melhor candidato para liderar o PSD, a antiga ministra leva vantagem, com 40,8%, contra 13,2% de Santana Lopes. Mais uma vez é uma escolha entre eleitores do PSD, com uma nuance: as sugestões de nomes são dos inquiridos. Neste quadro, não é de estranhar que surjam figuras fora da lista de candidaturas, como Alberto João Jardim, com 7,5%. Coelho só alcança 3%, e até o Presidente da República recebe um ponto percentual entre os eleitores do seu partido.

SONDAGEM: PRESIDÊNCIA DO PSD
Manuela Ferreira Leite garante larga vantagem entre os eleitores do PSD para as eleições internas, sendo a mais bem colocada para derrotar Sócrates.

Quem tem mais hipóteses de vencer eleições a Sócrates? (Apenas eleitores do PSD)

Manuela Ferreira Leite: 64,1%
Santana Lopes: 20%
Pedro Passos Coelho: 5,8%
Mário Patinha Antão: 1,6%
António Neto da Silva: 0,1%
Outro nome: 0,3%
Indiferente: 1,5%
Sem opinião: 6,6%

Quem é o melhor candidato? (Nesta pergunta não foi sugerido qualquer nome - Eleitores do PSD)

Manuela Ferreira Leite: 40,8%
Santana Lopes: 13,2%
Alberto João Jardim: 7,5%
Luís Filipe Menezes: 4,5%
Pedro Passos Coelho: 3%
Marcelo Rebelo de Sousa: 2,5%
Cavaco Silva: 1%
Outro nome: 4,1%
Sem opinião: 23,4%

Nota: Nesta sub-amostra a chamada 'margem de erro' máxima tem o valor de 8,1%

FICHA TÉCNICA DA SONDAGEM
OBJECTIVO: Candidato à presidência do PSD.
UNIVERSO: Indivíduos inscritos nos cadernos eleitorais em Portugal com telefone fixo no lar ou possuidor de telemóvel
AMOSTRA: Aleatória e estratificada (região, habitat, sexo, idade, escolaridade, actividade e voto legislativo); e representativa do universo e foi extraída de um subuniverso obtido de forma idêntica. A amostra teve 601 entrevistas efectivas, 332 a mulheres. A proporcionalidade pelas variáveis de estratificação é obtida após reequilíbrio amostral
TÉCNICA: Entrevista telefónica por CATI (Computer Assisted Telephonic Interview)
TRABALHO DE CAMPO: Decorreu entre os dias 5 e 9 de Maio de 2008
ERRO PROBALIBÍSTICO: Para o total de uma amostra aleatória simples com 601 entrevistas, o desvio-padrão máximo de uma proporção é 0,020 (ou seja, uma 'margem de erro' - a 95% - de 4,00%)
TAXA DE RESPOSTA: 70,1%
RESPONSABILIDADE DO ESTUDO: Aximage Comunicação e Imagem Lda, sob a direcção técnica de Jorge de Sá e João Queiroz"

0 Comments: