quarta-feira, 7 de maio de 2008

1958: O nascimento da Bossa Nova

Hoje não vou falar de política, volto a 1958, o ano do meu nascimento. Não é fixação ou narcisismo, não. É que não é todos os anos que se faz 50 anos.

Mas no ano de 1958, enquanto em Portugal a candidatura do General Humberto Delgado enfrentava a ditadura de Salazar, no Brasil nascia a Bossa Nova que faria uma autêntica revolução no meio musical brasileiro.

Celebremos então os 50 anos do nascimento da Bossa Nova, que do outro lado do Atlântico partiu do Rio de Janeiro para primeiro conquistar o Brasil e depois todos os grandes centros culturais mundiais, em particular nos Estados Unidos e na Europa.

O álbum “ Canção do Amor Demais” composto pela célebre parceria Tom Jobim/Vinicius de Moraes e cantado por Elizete Cardoso, foi editado precisamente em 1958 e é considerado o marco que assinala o nascimento da Bossa Nova.

Mas para vos contar a história do nascimento da Bossa Nova, começo hoje a publicação duma série de 17 pequenos episódios em video, com depoimentos e músicas de alguns dos principais nomes do movimento, historiadores e críticos.

Os bloguistas da minha geração certamente lembrarão momentos duma juventude distante do mundo que, em Portugal, não era fácil nem livre, até para ouvir a música nova que chegava do Brasil. Os mais novos podem encontrar nestes videos a génese dum género musical nascido na vontade da juventude carioca dos anos 50, de celebrar a festa da vida e a felicidade universal.

No final da série contar-vos-ei uma pequena e triste história da passagem de Tom Jobim por terras de Sintra.

Agora vamos à bossa nova. Saravá!

O NASCIMENTO DA BOSSA NOVA (1)

0 Comments: