quarta-feira, 7 de maio de 2008

"Angola é governada por criminosos!"

Juro que hoje não queria mesmo falar de política e ficar-me apenas pelo som da Bossa Nova. Mas a realidade ultrapassou os meus desejos e tocou num assunto que não me deixa indiferente.

O músico e cantor irlandês Bob Geldof, conhecido mundialmente por ter organizado os festivais Live Aid e Live 8, foi convidado para participar e discursar numa conferência sobre o Futuro Sustentável, organizada pelo BES e jornal Expresso, ontem em Lisboa. Ora acontece que o orador ao falar das relações da Europa e em particular de Portugal com África, não teve papas na língua e declarou alto e bom som que "Angola é governada por criminosos", provocando já o repudio da embaixada de Angola e do BES, com fortes interesses económicos em terras angolanas. Já a direcção do Expresso (alguém tem de ter o sentido da decência democrática...) declarou que "não fará qualquer comentário, em nome da liberdade de expressão".

Bob Geldof, cuja obra musical desconheço, limitou-se a dizer alto o que toda a gente diz baixinho, a medo, para não ser ouvido em Luanda. Ou não será criminosa uma elite de dirigentes que governa um país rico em recursos naturais e humanos, mas que condena a sua população a uma das mais escandalosas e urbanas pobrezas do mundo?

Como se dizia na minha juventude "só a verdade é revolucionária". Mesmo que quando exposta, nua e crua, perturbe as mentes dos bem instalados nos negócios lucrativos da pobreza angolana.

0 Comments: