quinta-feira, 1 de maio de 2008

A multa ou 9 dias de cadeia.

Quando dei por mim tinha a sirene do carro da polícia a tocar nas minhas costas. Olhei pelo espelho rectrovisor da mota e lá estava o agente da autoridade a mandar-me encostar na berma da estrada.

Ainda sem saber o que se passava, obedeci, encostei a mota, desliguei o motor, tirei o capacete e esperei a aproximação do senhor polícia.

“O Senhor sabe que ia em excesso de velocidade? – perguntou.
Não pode ser, senhor guarda, eu ia devagar, estamos dentro duma localidade – respondi. Tem a fotografia que prove que eu ia em excesso de velocidade? – perguntei.
Não, a máquina só apanha quando está dentro da velocidade permitida, quando vai em excesso de velocidade não consegue fotografar, como foi o seu caso – respondeu o agente.“

Com aquele argumento, fiquei sem resposta e quando dei por mim já estava dentro da esquadra da polícia, quando o agente me disse que tinha de pagar a multa ou passava 9 dias na cadeia. 
Ainda por cima a minha conta bancária não anda nos seus melhores dias. Mas perante a ameaça de prisão lá perguntei quanto era a multa enquanto tirava o livro de cheques disposto a pagar.
Com um ar mais paternal, o agente chegou perto de mim e disse-me que, por ser a primeira vez ia ser bonzinho e só me aplicava o valor mínimo, que eram 550 €.

“Quinhentos e cinquenta euros??? – perguntei espantado – mas eu nem tenho esse dinheiro na conta, ainda por cima ia passar um cheque sem cobertura e então seria ainda pior.
Eu não tenho dinheiro para pagar essa multa e não estou convencido do excesso de velocidade, então se quiserem prendam-me os 9 dias, que ainda vão ter de me dar 18 refeições – disse já exaltado e desesperado – não recebem a multa e ainda ficam a perder, já estou por tudo!”

O polícia olhava para mim com ar sério e a situação estava preta para o meu lado, quando a Paula me tocou no ombro e disse:

“Carlos, são horas de acordar… anda… vamos começar com os exercícios dos abdominais do fim de semana!”

Acordei. 
A Paula acabava de me tirar daquele maldito sonho e de me livrar de passar 9 dias na cadeia, por um excesso de velocidade, que a máquina fotográfica da polícia não conseguia registar.

0 Comments: