domingo, 10 de fevereiro de 2008

"Sintra de Volta" ao passado...

Falemos um pouco de política, agora que não serei mais candidato a presidente da Comissão Política do PSD de Sintra, o que me dá outra liberdade para responder aos comentários do “Sintra de Volta”.

Parece até que eu, um simples militante de base, passei a ocupar as mentes desocupadas e pouco criativas dos escribas de serviço à candidatura de Cardoso Martins, como se de um pesadelo se tratasse. Enfim, cada um tem os sonhos e os pesadelos que merece.

Vem isto a propósito do ultimo comentário, publicado por Alexandre Sebastião no “Sintra de Volta” (julgava eu que que só o Dr. Veiga e Moura perturbava o sono com a minha pessoa…). Estranho a desqualificação do comentário porque tinha para mim que Alexandre Sebastião é dos elementos mais qualificados da sua lista. 

Mas eu passo a vida a enganar-me… e vejo agora que a tendência para a mentira corrompe, qual virus sem antídoto, mesmo as mentes mais qualificadas, que não lhe conseguem resistir. Dir-se-á que a mentira é própria da política, essa nobre arte de servir a comunidade. Lamento, mas tenho da política uma outra cultura e não me resigno à sua redução a um combate sem princípios onde cada um tenta mentir melhor do que o seu opositor.
Muito menos numa luta interna e democrática entre filiados no mesmo partido e que, só por essa condição, deveria merecer uma outra elevação no debate, naturalmente polémico e aceso, que uma campanha eleitoral sempre tem ou deve ter.

Alexandre Sebastião começa por classificar-se como “movimento” revelando a tendência para o fraccionismo e a divisão dentro do Partido, onde não existe direito de tendência. Pois eu só conheço um movimento político social-democrata em Sintra, que é o próprio PSD e não um qualquer grupo de militantes mais ou menos organizados.

Reivindica depois a marcação das eleições pela Distrital. Triste reivindicação de quem nada mais tem para reivindicar que não seja terem enganado o Presidente da Distrital, levando-o a uma acção de campanha de Cardoso Martins, como se fosse uma acção da Secção do PSD de Sintra. Mas a mentira, como se sabe, tem a perna curta.

Mas o pior é que Alexandre Sebastião sabe que estava solicitada a marcação das eleições há mais de um ano, ainda no tempo da anterior Distrital, quer em contactos pessoais quer por escrito e que só não foram marcadas antes por causa da crise que se vivia em Lisboa.

Alexandre Sebastião fala ainda do “Sintra de Volta” como um espaço para todos os militantes, quando sabe muito bem que está a mentir com todas as teclas, pois todos os comentários que lhe foram enviados discordando dos seus autores foram censurados. O “Sintra de Volta” é o blogue de apoio à campanha de Cardoso Martins, como foi publicitado logo na sua abertura (com toda a legitimidade) e não um espaço de debate sério dos problemas do PSD de Sintra.

Mas Alexandre Sebastião ainda se acha no direito de interferir na decisão de outros também publicarem um blogue, como se ele tivesse esse exclusivo. Era só o que faltava, agora ter de pedir autorização ao tal “movimento” para fazer um outro blogue!

Ao contrário do “Sintra de Volta” o blogue promovido pela minha ex-candidatura não tinha crises de identidade: era um blogue da nossa candidatura, divulgava as nossas opiniões, nunca pretendeu ser outra coisa diferente.

Nunca fomos “lobo com pele de cordeiro” com é o “Sintra de Volta”, relutante em assumir-se como porta-voz da candidatura de Cardoso Martins, que é o que de facto é.

E daí não viria nenhum mal ao mundo, mas há em Alexandre Sebastião e na sua lista uma enraizada dificuldade em conviver com a verdade.

0 Comments: