terça-feira, 12 de maio de 2009

A casa mais barata do mundo...

A indiana Tata, que ficou conhecida em todo o mundo com a criação do carro mais barato da história da indústria automóvel, o Nano, vai agora lançar também a casa mais barata do Mundo.
O objectivo é vender as casas mais baratas do mundo às populações de baixos rendimentos em Mumbai, na Índia.
As «Casas Nano», da Tata Housing, serão colocadas à venda a partir de 390 mil rupias (cerca de 6.000 euros). Alguns destes apartamentos, de apenas 26 m2, contam com uma única assoalhada, com sala, cozinha e quarto no mesmo espaço.
Mas há outras opções mais caras, como os apartamentos com 43 m2 que com cozinha e quarto separados e estarão à venda por 670 mil rupias (cerca de 10.000 euros).
O conceito Nano, usado nos carros e agora nas casas, destina-se a famílias pobres que sonham com automóvel e habitação próprios. «Esta é uma grande oportunidade para servir aqueles que estão na base da pirâmide», disse Brotin Banerjeee, director da Tata Housing. «A nossa inspiração são os milhões de indianos que não podem comprar as suas casas e que moram nas favelas».
O primeiro complexo residencial de Casas Nano está em construção em Boisar, uma pequena cidade situada e 96 km de Mumbai. Contará com mil residências, hospital, escola, parque infantil e jardins.
No final do ano, o objectivo da empresa é estender o projecto à capital, Nova Deli, e a Bangalore.

1 Comment:

Anónimo said...

Dizem que quando a esmola é grande o pobre desconfia.

Mas não deixa de ser um sinal de que o governo indiano possa estar preocupado com a pobreza que ele próprio alimentou.

Se em Portugal se tomassem iniciativas parecidas, contemplava-se e contentava-se muita gente.