terça-feira, 1 de abril de 2008

Marcelo preferido contra Sócrates

Segundo a sondagem publicada ontem, dia 31 de Março, no Correio da Manhã, realizada pela Aximage, Marcelo Rebelo de Sousa é o melhor candidato do PSD para enfrentar José Sócrates nas eleições legislativas do próximo ano. 

Os próprios eleitores laranjas preferem Marcelo Rebelo de Sousa remetendo Luís Filipe Menezes para o último lugar das suas preferências, abaixo de Santana Lopes e de Rui Rio.

Segundo a sondagem, 35,6% dos inquiridos escolheriam Marcelo Rebelo de Sousa para enfrentar o actual primeiro-ministro, ficando Rui Rio em segundo lugar com 18,5% e Luís Filipe Menezes em terceiro com 14,7%, 3,8 pontos abaixo do presidente da Câmara do Porto. Santana Lopes ocupa o último lugar com 11,9%.

No eleitorado do PSD em 2005, Luís Filipe Menezes passa para o último lugar da lista, não conseguindo convencer os eleitores do partido e ficando abaixo dos 13%. Marcelo Rebelo de Sousa, com 35,5% lidera as preferências com Rui Rio muito perto, com 31,6%. Santana Lopes reúne 14,2%, ainda assim acima de Luís Filipe Menezes.

A NOVA IMAGEM DO PSD

Ainda de acordo com a sondagem, a maioria dos portugueses que já viu o novo símbolo do PSD não gostou, com 51,6% dos inquiridos a considerar que o novo símbolo é "pior do que o actual". Já 25,5% diz ser igual à imagem utilizada actualmente e apenas 14,6% considera "melhor do que o actual".

No mesmo sentido vai a opinião do eleitorado do PSD, com 67,5% dos inquiridos a não gostarem do novo símbolo, contra 13,1% que o considerou melhor do que o actual e 13,7% que disse ser igual.

Como costumam dizer os políticos as sondagens valem o que valem, mas a verdade é que todos as utilizam como instrumentos de trabalho político, ora para atirar contra os seus opositores ora para publicitar os próprios méritos.

Seja como for, a avaliar pela sondagem, a vida não está fácil para Luís Filipe Menezes, que tanto utilizou as sondagens para derrubar o anterior líder, Luís Marques Mendes.

Como diria o outro, é a vida!

0 Comments: