domingo, 27 de abril de 2008

Sondagem TVI, coloca Manuela Ferreira Leite na frente.

Na primeira sondagem sobre a próxima eleição do líder do PSD, realizada para a TVI pela Intercampus, Manuela Ferreira Leite surge como a candidata preferida pela maioria dos inquiridos, com larga vantagem sobre Santana Lopes e Pedro Passos Coelho. 
Na sondagem foi ainda considerada a possível candidatura de Alberto João Jardim, que ficou na opinião do universo consultado, atrás de Pedro Santana, que ocupa o segundo lugar na sondagem.

"Manuela Ferreira Leite é a melhor candidata a presidente do PSD. É a opinião da maioria dos inquiridos numa sondagem realizada pela Intercampus para a TVI. Tanto entre os eleitores próximos do PSD, como entre todos os inquiridos, Ferreira Leite vence destacada. Em último lugar, fica Pedro Passos Coelho.

Entre os inquiridos da sondagem que disseram estar próximos do Partido Social-Democrata, 51% acreditam que Manuela Ferreira Leite é a melhor candidata. Para 21%, a escolha recai sobre Pedro Santana Lopes, que tornou pública, esta quinta-feira, a candidatura. Já 19,8% escolhem Alberto João Jardim, que tem mostrado não colocar de parte concorrer à presidência do PSD. Em último lugar, fica Pedro Passos Coelho, com 7,8%.

A mesma questão foi colocada ao total de inquiridos com resultados semelhantes. Manuela Ferreira Leite é a preferida de 49,6% para presidente do PSD. Segue-se Santana Lopes: o ex-primeiro-ministro é escolhido por 18,8% dos inquiridos. Alberto João Jardim, que ainda não disse se é candidato, é o preferido de 16,5%. Já Pedro Passos Coelho consegue o apoio de 15,2% dos inquiridos.

Os inquiridos com 55 anos ou mais escolhem Manuela Ferreira Leite e a seguir Alberto João Jardim. É a única faixa etária em se inverte a ordem de escolha. Os mais velhos parecem gostar mais de Pedro Passos Coelho do que Santana Lopes. Já Manuela Ferreira Leite ganha em todas as faixas etárias com predominância para as pessoas até aos 54 anos."

Ficha técnica: 
Sondagem Intercampus para a TVI, realizada nos dias 23 e 24 de Abril de 2008, com o objectivo de conhecer a opinião da população portuguesa sobre o melhor candidato para presidente do PSD/PPD.

Universo constituído por indivíduos de ambos os sexos, com mais de 18 anos, recenseados eleitoralmente em Portugal Continental. A amostra é de 726 indivíduos, dos quais 53,6% do sexo feminino, e a recolha foi efectuada através de entrevista telefónica, com controle das variáveis sexo e idade.

O erro de amostragem é de mais ou menos 3,6%.

0 Comments: