sábado, 19 de abril de 2008

Tomada de posse no PSD|Sintra

Conforme previsto, tomaram posse no passado dia 17 os novos órgãos sociais do PSD|Sintra. A cerimónia teve lugar na nova sede da Secção, e contou com a presença de Angelo Correia, Presidente da Mesa do Congresso do PSD, Carlos Carreiras, Presidente da Distrital de Lisboa e António Rodrigues, Presidente do Conselho de Jurisdição Distrital de Lisboa.

Marcaram presença também diversos dirigentes das restantes secções de Sintra do PSD, para além de autarcas, militantes, amigos e convidados, que encheram por completo as novas instalações, na Portela de Sintra.

Depois da cerimónia de tomada de posse realizou-se um jantar de confraternização na Quinta da Madre Deus, na Ribeira de Sintra, com cerca de 180 participantes, e com a presença do Presidente do PSD, Dr. Luís Filipe Menezes, que não deixou de comparecer, depois de anunciar publicamente que se demite e marcar novas eleições directas para 24 de Maio.

A notícia da demissão de Luís Filipe Menezes, naturalmente, tornou-se o assunto dominante nos comentários e conversas entre os presentes, fazendo de Sintra, por uma noite, o centro das atenções da comunicação social nacional, que se descolou à Ribeira de Sintra para noticiar o discurso do Presidente do PSD.

Mas a pergunta da noite era se o líder demissionário se voltaria a candidatar, já que apesar de ter afirmado que não estava na corrida, a verdade é que o seu discurso em Sintra foi de quem já está em campanha eleitoral. Veremos o que vai acontecer nos próximos dias, mas este é o momento da clarificação.

Enquanto Presidente da Mesa da Secção do PSD|Sintra recebi Luís Filipe Menezes com a lealdade, cortesia e consideração que um líder do Partido merece.  Mas enquanto militante o meu posicionamento é diferente. Nas últimas directas estive com Luís Marques Mendes e voltaria a estar agora se o anterior cenário se repetisse.

Não sabemos ainda que candidatos vão disputar a liderança do Partido, quais os seus programas, propostas e equipas. Como não gosto, nem devemos, ficar de fora das decisões do Partido, terei a minha preferência e, na devida altura, farei a minha escolha pessoal.

Mas na hipótese, sempre possível, de Luís Filipe Menezes se voltar a candidatar, continuo a não encontrar nele razões suficientes para merecer o meu voto. E se dúvidas tivesse, a entrevista dada no passado dia 18, na SIC Notícias, ao jornalista Mário Crespo, seria suficiente para as retirar.

Não votarei num líder que trata os seus companheiros de Partido, só porque dele divergem, por terroristas. Como diz Pedro Passos Coelho, o PSD tem de ser um espaço de liberdade de opinião, sob pena de deixar de ser um partido democrático.

Mas sobre isso ainda voltarei a escrever.


3 Comments:

Anónimo said...

Porque não publicar os discursos da tomd de posse?

Carlos Pinto said...

Caro "anónimo",

Este blogue é pessoal, não é um blogue do PSD de Sintra, pelo que não faz sentido a publicação dos discursos da tomada de posse.

De qualquer modo penso que seria desejável a existência dum blogue do PSD de Sintra, aberto a todos os militantes.

É uma ideia que eu tenho defendido, talvez um dia se concretize.

Saudações sociais-democratas.

Paulo said...

Concordo.