segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Hoje estou de luto...


O mar da Costa da Caparica levou esta noite um dos seus pescadores. Dizem-me que o mar não estava em condições para a pesca mas que a necessidade obrigou três pescadores a arriscar a vida para trazer para terra o sustento das suas famílias.

Em Portugal, no princípio do Séc. XXI há pescadores que não podem ficar em terra quando a meteorologia aconselha que não se façam ao mar. Porque precisam de cada dia de trabalho para o seu sustento diário.

Não conhecia o pescador que o mar levou mas sou frequentador assíduo dos restaurantes da Costa da Caparica, quase sempre pelo peixe fresco que aqueles pescadores trazem.

No Carolina do Aires, na Tasquinha da Costa ou no Camões da Fonte da Telha não me admiraria se já tivesse passado pelo meu prato algum peixe trazido pelo pescador que o mar levou.

Nem sei se ele não estaria naquela faina de final de tarde no Verão passado na Praia dos Pescadores, que a minha curiosidade me impeliu a fotografar.

Por isso hoje foi um dia triste para mim. Para a família do "meu" pescador da Costa da Caparica vão as minhas condolências e a minha solidariedade.

Que descanse em paz, esteja lá onde estiver.

1 Comment:

Anónimo said...

Tomei conhecimento da notícia no telejornal das 20 horas.
Fiquei, de repente, com uma sensação de perda.
Para além de um ser humano, a faina pesqueira ficou mais pobre e este desastre fez correr muitas lágrimas entre a família.

Eles, os pescadores, conhecem o mar. Sabem dos seus comportamentos.
Mas a necessidade é, muitas vezes, mais forte.

Aquele pescador não mais "alimentará" quem quer que seja.

Curvo-me perante a desgraça.