sábado, 4 de julho de 2009

PS contra duplas candidaturas

A Agência Lusa noticiou que o "estado maior" dos socialistas reuniu-se secretamente, esta sexta-feira, para determinar que os candidatos a presidentes de câmara não se devem candidatar em simultâneo a deputados na Assembleia da República. O porta-voz do PS disse à Lusa que foi decidida uma "orientação geral", no sentido de impedir "duplas candidaturas" a uma autarquia e a um assento no Parlamento.

Esta posição já tinha sido assumida antes, embora a título pessoal, por Paulo Pedroso, candidato do PS à Câmara de Almada nas próximas eleições autárquicas, que rejeitou a possibilidade de ser também candidato a deputado em 27 de Setembro, manifestando-se totalmente disponível para um compromisso de exclusividade com os eleitores almadenses.

A esta decisão da direcção socialista não estará dissociada a imagem pública negativa por causa de Elisa Ferreira e Ana Gomes, simultaneamente candidatas às autárquicas e ao Parlamento Europeu, colocando o PS como alvo das críticas de todos os outros partidos.

Mas, vale a pena lembrar, a impossibilidade de candidaturas duplas às câmaras municipais e à Assembleia da República é, deste o ano passado, uma orientação estratégica de Manuela Ferreira Leite para a construção das candidaturas do PSD às próximas eleições, apostando na renovação, na verdade e na transparência perante o eleitorado.

Parece que a Política de Verdade de Manuela Ferreira Leite chegou agora também às candidaturas socialistas. Quem diria?

2 Comments:

Anónimo said...

Vale mais tarde que nunca.

E a Manuela Ferreira Leite foi difícil, ao que me lembro, ter tomado essa decisão.

Carlos Pinto said...

Foi difícil de facto porque também no PSD não foi pacífica a decisão.
Mas foi tomada no tempo certo, antes de serem assumidas e aprovadas as candidaturas autárquicas, sem deixar qualquer dúvida sobre a orientação nacional.