sábado, 18 de julho de 2009

As pessoas da política...

Alexandre Relvas, Presidente do Instituto Sá Carneiro, dá uma importante entrevista ao Jornal i, publicada hoje. Afirma Alexandre Relvas que "as pessoas da política não são as melhores do país" e tem razão. 

O que não significa que não exista gente capaz e com sentido de serviço público nos partidos. Mas, diz-me a minha experiência, são poucas e tendem a rarear. Mas Alexandre Relvas vai mais longe e mete o dedo na ferida aberta dos interesses pessoais instalados nos partidos lembrando que "também há deslealdades ilimitadas, ambições desmedidas, intrigas sistemáticas".

Em rigor não é Alexandre Relvas o primeiro a dizer o que disse. Mas dito por ele, que não precisa da política para nada, que está na vida política para servir o país e as ideias em que acredita, estas declarações têm uma dimensão diferente e por isso foram puxadas para título de capa da entrevista.

Como eu compreendo Alexandre Relvas (as minhas costas ainda não sararam...), mas o melhor é mesmo lerem a entrevista na integra. A não perder porque fala no nosso futuro comum.

1 Comment:

Anónimo said...

Carlos
Permita-me que destaque uma parte do seu texto.

..."Mas dito por ele, que não precisa da política para nada..."

Ora aí está.
Quem não precisa da política para nada não se mete nesse tipo de "fogos" e está à vontade para falar assim.
Digamos que se sente livre para opinar, dizer o que sente.

Há muitos mais por aí fora que pensam assim.

Por isso, a nossa política está tão mal servida.
Quem lá anda, precisa dela. E, salvo raríssimas excepções, não veste a camisola do interesse nacional.