domingo, 28 de junho de 2009

Sondagem coloca PSD na frente

Ficámos todos muito desconfiados com as sondagens nas últimas eleições para o parlamento europeu por, na generalidade, terem falhado na previsão dos resultados reais. Ainda assim vale a pena referir a última sondagem publicada, a primeira para as legislativas realizada depois das europeias, até porque foi realizada pela Marktest, a única cuja sondagem previu a vitória do PSD no dia 7 de Junho.

O barómetro de Junho da Marktest para a TSF e Diário Económico coloca agora o PSD na frente para a vitória nas legislativas, embora em empate técnico com PS. 

Assim a sondagem dá 35,8% para o PSD (28,3% em Maio), seguindo-se o PS com 34,5% (36,3% em Maio). O BE mantém a terceira posição com 13,1% (14,7% em Maio) à frente dos 7,7% do PCP (9,4% em Maio). Na última posição continua o CDS agora com 4,4% (7,1% em Maio).

A amostra é de 800 inquiridos entre os dias 16 e 20 deste mês, sendo o intervalo de confiança de 95% e a margem de erro de 3,46%.

É apenas uma sondagem a três meses das eleições legislativas e certamente outras se seguirão, mas mesmo assim não deixa de ser um indicador. Em linha com os resultados das recentes eleições europeias, mostrando de novo que Manuela Ferreira Leite pode vencer as próximas eleições legislativas e formar Governo.

1 Comment:

Anónimo said...

Quanto a sondagens, entrei em profunda desconfiança.
E neste estado me manterei até as "resmas" de entidades que as fazem mostrarem que merecem tanta credibilidade como os partidos.