sábado, 8 de março de 2008

Hoje é o Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher celebra as conquistas económicas, políticas e sociais alcançadas pela mulher ao longo da história da Humanidade. A ideia dum dia internacional da mulher remonta ao final do século XIX, durante o rápido processo de industrialização e expansão económica que levou aos protestos contra as deficientes condições de trabalho nas fábricas da época. 

As operárias do vestuário e do têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 8 de Março de 1857, em Nova Iorque, quando contra as más condições de trabalho e reduzidos salários. 

Nos anos seguintes ao episódio de 8 de Março de 1857, realizaram-se muitos outros protestos, destacando-se em 1908, a marcha de 15.000 mulheres sobre a cidade de Nova Iorque exigindo a redução de horário, melhores salários, e o direito ao voto. 

Este protesto terá estado na origem do primeiro Dia Internacional da Mulher, celebrado a 28 de Fevereiro de 1909 nos Estados Unidos da América, após uma declaração do Partido Socialista da América. 

Mas foi em 1910, na primeira conferência internacional sobre a mulher, em Copenhaga, dirigida pela Internacional Socialista, que o Dia Internacional da Mulher foi instituído, tendo sido celebrado no dia 19 de Março do ano seguinte, por mais de um milhão de pessoas na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. 

No entanto, logo depois, um incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist, em Nova Iorque, mataria 140 costureiras, tendo elevado número de mortes foi atribuído às más condições de segurança do edifício. Além disto, ocorreram também manifestações pela Paz em toda a Europa nas vésperas da Primeira Guerra Mundial.

Na Rússia, as comemorações do Dia Internacional da Mulher serviram de incentivo para a Revolução de 1917. Depois da Revolução, a feminista bolchevique Alexandra Kollontai convenceu Lenin a torná-lo no dia oficial  de celebração da "heróica mulher trabalhadora". 

No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado durante as décadas de 1910 e 1920, para ser revitalizado pelo feminismo na década de 1960. 

Em 1975, designado como o Ano Internacional da Mulher, a Organização das Nações Unidas começou a patrocinar o Dia Internacional da Mulher, precisamente no dia 8 de Março, em homenagem às mulheres operárias, em Nova Iorque, no ano de 1857, lutaram por melhores condições de trabalho.

(fonte: texto adaptado da Wikipedia)

0 Comments: