domingo, 23 de março de 2008

Ainda a polémica do símbolo do PSD

Manuela Ferreira Leite tomou posição pública sobre a recente polémica em torno da nova imagem visual do PSD, na sua crónica publicada no suplemento Economia do jornal Expresso, de 21/03/2008.

Sendo eu um militante recente, que se revê no velho e original símbolo do PSD e no seu simbolismo, e benfiquista que gosta de ver Rui Costa a jogar de encarnado, quero convosco partilhar as preocupações de Manuela Ferreira Leite:

"ESTE PARTIDO NÃO É PARA VELHOS

Sinto que a recente alteração do símbolo do PSD não foi uma mudança menor porque não é apenas uma questão de estética.

A envergonhada cor-de-laranja perdida num dominador espaço azul toca fundo nas raízes do Partido pelo que tem um significado político.

Os símbolos desempenham um papel importante na mobilização e na aglutinação de adeptos e simpatizantes de qualquer clube, seja ele de que natureza for e, nessa medida, esta mudança é um sinal de rotura com o passado.

Não foi certamente por acaso que a sua apologia foi feita por um militante recente e, por isso mesmo, capaz de olhar este facto de forma desapaixonada.

Não duvido que seja um sinal de modernidade necessária que encerra a mensagem de que os tempos mudaram.

E mudaram em todo o mundo.

São tempos dominados pelo pragmatismo e não por ideias, pela defesa de objectivos e a medição de resultados e não por valores.

Veja-se o Benfica – o clube dos “barba-rija” – que se equipa de cor-de-rosa – a cor das “meninas” – para vender mais camisolas!

São tempos em que se vendem ideias e se compram votos.

São tempos em que o altruísmo e o sentimento são esmagados pelo marketing.

Será que vale a pena?"

Duvido que valha a pena, duvido que a submissão da política ao marketing seja benéfica para a afirmação do PSD na sociedade portuguesa, como grande partido reformista e portador de esperança para o nosso futuro comum, seja no poder ou na oposição. A não ser que à alteração da imagem corresponda também um outro programa e uma outra prática política, em rotura com as origens do PSD. 

E então, sejamos claros, estaremos a falar dum novo partido. Mesmo que mantenha o nome de Partido Social Democrata.

0 Comments: