terça-feira, 30 de março de 2010

A Praia Grande como nunca a vi

Conheço e frequento a Praia Grande, em Sintra, desde a minha infância e como gosto de fazer quando chega a Primavera, este fim-de-semana fui lá ver o mar. E o que encontrei foi a Praia Grande como nunca a tinha visto e que a fotografia documenta.
As marés vivas levaram uma grande parte da areia da praia e deixaram a descoberto uma quantidade de grandes rochas que eu nem sequer sabia que existiam.
E no Verão teremos praia na Praia Grande?
A minha dúvida ficou para já esclarecida. Um empregado do restaurante da Praia Grande, onde fui almoçar no Domingo, e que conheço desde os meus passeios por aqui na juventude, garanti-me que é um fenómeno que se repete todos os anos, embora nem sempre com esta dimensão. Garante-me que o mar vai trazer de volta a areia e que vamos ter a praia que todos conhecemos no Verão.
Sabemos que em muitas zonas da costa portuguesa o mar tem avançado para terra, reduzindo a profundidade do areal de diversas praias e é bem provável que o mesmo possa vir a acontecer na Praia Grande. Mas, para já, confio na sabedoria popular.
No Verão teremos a Praia Grande de volta.

2 Comments:

Anónimo said...

Não temos.
Como não vamos ter em parte da Costa de Caparica.

Não esqueçamos que o mar irá recuperar tudo o que lhe foi roubado.

Abraço

Anónimo said...

Caro Carlos.
Acredito que a areia será reposta, porventura mais depressa do que poderemos imaginar ser possível, para outra vista ser possível.
Por vezes ficamos surpreendidos e Estupefactos pelos pedragulhos que nos aparecem pela frente ;) Obrigado pela visita, também, à nossa Praia.